quarta-feira, 27 de julho de 2011

VI Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno

Inicia-se a 29 de Julho, pelas 18h30, mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno de Baião, um evento organizado pela Câmara Municipal local com o objectivo de promover esta iguaria, os produtos regionais e a cultura popular.
Uma tenda instalada na Feira do Tijelinho, com mais de 1700 metros quadrados e capacidade para 600 pessoas, vai receber os visitantes que desejem provar não só o prato principal, mas também os vinhos verdes, a doçaria regional e os licores e compotas de Baião.
O anho, que resulta do cruzamento entre o carneiro e a ovelha, assume honras de prato de festas e ocasiões especiais na zona do baixo Tâmega. Muito graças ao complemento que é o arroz do forno, que é cozinhado com uma rica calda que contém presunto caseiro, frango, chouriço, carne e ossos de vaca e a cabeça do anho.
No recinto do festival haverá vários restaurantes - que oferecem como alternativas ao anho a vitela assada e o bacalhau -, mas também expositores de venda de produtos locais e da promoção da história, das potencialidades turísticas e do artesanato de Baião. A animação do certame é constante e fica a cargo de grupos de concertinas e outras tocatas, Zés Pereiras e diversos ranchos folclóricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário