quinta-feira, 1 de abril de 2021

Compostagem, composto e sementeiras!

 De há vários anos para cá  e depois de experimentar varias outras marcas de substrato , que uso o Siro Especial Germinação Bio e com resultados excelentes apesar do preço.
Com outros substratos que experimentei  obtive com alguns resultados satisfatórios mas no entanto com outros foi um desastre.
Cheguei mesmo a fazer comparação entre três substratos e com as mesmas sementes e todos eles me davam resultados dispares. Por fim cheguei á conclusão que o bom sai caro e acabei por passar a usar o Siro.



Porem de há cerca de 2 anos ate agora tenho notado um decréscimo da qualidade deste produto.Muito lixo nomeadamente fios de plástico e algumas pedras bem como uma menor uniformidade do composto.
Um outro aspecto que tenho vindo a notar é a perda de qualidade do produto quando armazenado ainda fechado de um ano para o outro.



Desde 2013 e após uma acção de sensibilização para a compostagem efectuada pela Resinorte em que me ofereceram um compostor, que temos vindo a fazer alguma compostagem, a qual juntamos posteriormente nas plantações, mas nunca o fizemos em grandes quantidades.Porem o ano passado conseguimos quase encher o compostor, numa estimativa de +- 150l estimativa essa feita pelo calculo do volume do local onde o depositamos.



Surgiu então a curiosidade de saber como este composto se comportaria na germinação.Depois de devidamente peneirado experimentamos-lo e ate agora com resultados excelentes!!
Tudo o que temos semeado nasce com facilidade e desenvolve muito bem e com plantas cheias de força e vigor, sinal que os nutrientes necessários para um bom crescimento estão la.

Agora só temos de apostar um pouquinho mais na compostagem , tendo estabelecido para já e para este ano dobrar a quantidade do ano passado.

 


 






1 comentário:

  1. Realmente a compostagem é uma boa opção, este ano consegui encher o compostor e usar, o que aconteceu foi que nasceram muitas novidades; couves, tomateiros, batatas, etc.
    Acho que o composto não pode ser usado logo, tem que ser fechado e esperar uns tempos, certo?
    Beijinho eugénia

    ResponderEliminar