segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Bom Ano de 2013

 
Um novo ano se aproxima...depois de um que acaba e que foi muito difícil para muitos.
O que ai vem promete não ser mais fácil,mas com as dificuldades do anterior acho que muita  gente levou uma boa sacudidela e tomou consciência, que o rumo que levávamos era de todo em todo desviante e errado.
Mais do que nunca o movimento de pessoas para o interior com o intuito de fugir á pressão das grandes cidades, do consumismo e em muitos casos da fome consequência do desemprego e da subida do custo de vida, é cada vez maior.

Sem parecer tal movimento esta a fazer crescer o interior e a própria economia do pais.
O empreendedorismo que tem levado muita gente a trocar o sofá pela horta , permite para alem do aspecto financeiro/económico , uma mudança radical nos hábitos sociais,alimentares e ate mesmo da dinâmica familiar.

O que para muitos parecia uma loucura, quando á 2 anos tomamos a decisão de "fugir" para o interior , tornou-se uma boa decisão, copiada agora por alguns que não a entendiam na altura.
Foram 2 anos de algum sacrifício,adaptação e aprendizagem.É um processo em curso , ao qual não vemos fim , nem isso pretendemos.Vamos passo a passo conquistando este território , fazendo-o parecer menos agreste e isolado e cada vez mais Nosso.
Valeu a pena? perguntam-nos muitas vezes
É difícil responder de forma certa e absoluta...
Durante a noite quando todos os pensamentos nos vem á ideia, o chamamento da grande urbe,da facilidade de acesso e obtenção das mais rebuscadas necessidades do ser humano em contraponto á distancia e á falta do que vai um pouco acima do mais essencial , faz-nos por vezes a acordar com um certo amargo de boca , uma sensação de que se calhar fizemos uma má escolha.........
Mas logo canta o galo madrugador, abrimos a janela e damos de caras com as serras da Aboboreira e ao longe a de Montemuro, numa paisagem de cores sempre diferentes consoante a altura do ano,a neblina parece cortar a meio os picos mais altos da serras ao redor....ouvem-se pássaros , o ribeiro ao longe e num bosque perto , um cuco(pensei que só existiam nos relógios!!!!)
E logo todos esses pensamentos nocturnos como que se evaporam!

Claro que valeu a pena....sem duvida alguma!!!
Acordar todos os dias desta forma ao invés de ser com o barulho do camião de recolha de lixo , ou ate mesmo de algumas noites de luxuria e com gemidos arrebatadores de uns vizinhos do andar de baixo ou de cima ou de lado ou de traz.......enfim de tantos quantos nos rodeavam no "caixote" onde vivíamos!!!
.O poder ainda deixar a chave no lado de fora da porta,as minha filhas poderem brincar ca fora quase sem supervisão ou receio,a vida e alimentação saudável sendo em cerca de 70% de nossa produção ......VALE A PENA!!!!

Mas como digo acima é um processo continuo.
2013 será um ano de novas apostas,uma ligeira mudança na forma de ver a nossa pequena Horta.
Tal mudança vai alterar a producao , de quase unica e exclusivamente para consumo próprio para uma produção para venda de alguns produtos mais vendáveis como forma de também nos prepararmos para o que ai vem.
Mas sempre com este gosto e empenho de produzir : bom e saudável.

O Pais no seu geral vai conseguir ultrapassar este momento se todos contribuirmos com o nosso querer,afinco e amor á Pátria.

Bom Ano a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário