quinta-feira, 3 de maio de 2012

Afinal sempre é da Terra/Substrato!!!


Após um grande desaire com as minhas sementeiras e apos algumas leituras e conselhos de Amigos voltei a semear mais algumas pois sou como S.Tomé....e voilá!!!

Estas tem +-10 dias, ainda não germinou tudo o que pus no tabuleiro,mas a grande parte dos tomateiros ja germinaram ou estão a germinar,mesmo com o frio que se tem feito sentir.
Usei o composto(Ciro) gentilmente cedido pelo meu Amigo Januário , ao contrario de um outro  comprado por ca, que tem outra composicao e nao é tao "fofo" como este .

8 comentários:

  1. Viva Lopes,

    Esse composto é daquele que leva fermento de padeiro, igual ao que utilizo para fazer crescer os tomates! :-)))
    O Januário é mesmo um tipo porreiro!e ainda não viste o que ele te vai dar!

    ResponderEliminar
  2. Viva Amigo Rui

    Ja andava a ficar triste com a minha "Nabice"!!!
    Afinal a culpa não era só minha!!!
    O Januário anda com medo á chuva....e ainda não veio á Capital de "Vida Natural" de qualquer forma agradeço-te mais uma vez a generosidade.

    Um abraço
    J.Lopes

    ResponderEliminar
  3. Viva José Lopes,

    Venho aqui reclamar o prémio da "nabice"...pois eu já ando nas andanças da cultura de tomates, chamados "antigos ou raros" desde 2008, e sempre tenho tido sucesso na germinação, claro está, com a ajuda de um bom substrato. Este ano deu-me para a NABICE...e arranjei maneira de cometer homicídio... hortícola, nos pobres e indefesos tomateiros.

    Um dia destes dedico-me à politica (estou sempre a dar bons conselhos aos visitantes do meu blog, mas quando chega a hora de eu colocar em prática o que preguei...vai tudo às malvas...Resultado: sou um bom partido...:)))...

    José, tenho uma questão a colocar-lhe: o que têm aí nesse tabuleiro são tomateiros?!? E pensa ainda os cultivar este ano?!?

    Saudações,
    António

    P.S. - O Rui entrou na brincadeira do fermento de padeiro, mas eu já vou passar da brincadeira ao actos...
    Resultados no final da temporada...e com imagens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Amigo António

      Como diz aqui o meu vizinho Ti Carneiro, a melhor forma de aprender-mos é a fazer asneiras...e no ano seguinte fazer melhor!!!
      e eu vou seguindo este conselho e nestes quase 2 anos de "horticultura" tenho feito muitas e vou sempre tentando corrigir.

      Quanto ao ao tabuleiro tem alguma coisa de tomateiros e não só.tem também pimentos e outras coisas...
      Possivelmente já irão crescer um pouco tarde mas a ideia desta sementeira foi mesmo tirar teimas em relação ao composto.

      Cumps
      J.Lopes

      Eliminar
    2. Viva António,

      Tambem fiz 1000 litros de Fermento de Padeiro(Compost Tea) para regar os tomateiros pois estava a ficar atrasado no crescimento, se o Lopes postar uma foto vais ver que estão muito grandes e bonitos!
      Agora só preciso de calor!

      Cumps

      Eliminar
    3. Afinal o que é isso do "fermento de padeiro"?????

      Eliminar
  4. E por curiosidade, os tabuleiros eram semelhantes? De esferovite, como estes? Também já descobri que os plásticos, sejam copos ou tabuleiros, dão taxas de germinação muito mais baixas...

    ResponderEliminar
  5. Amigo João

    Exactamente os mesmos tabuleiros de esferovite.

    ResponderEliminar