sexta-feira, 20 de abril de 2012

Numa "venda" cá da vila vi este cebolo e não resisti....e comprei mais 3 centos!!!
Amanha numa "abertazinha" da meteorologia vou mete-lo á terra.


18 comentários:

  1. Rico aspecto!!! Bota lá isso na terra, para depois ir aí fazer o teste da prova! hihih.. Depois ajudo-te a mondá-lo! :D um abraço amigo..

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Lopes,

    Diz me uma coisa das sementes que te enviei quais as que germinaram ?
    Tinha te feito uma pergunta no post dos pimentos e tomates que te deu o Januário!Aquele granulado o que é?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Vou adiantando a resposta do Lopes, penso que aquilo é composto organico da Nutrimais!
    Vê o link:
    http://www.nutrimais.pt/gca/?id=32

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  4. Amigo Esteves

    Como respondi no outro post só 1 pepino germinou de quase todos os géneros de sementes que semeei .
    Utilizei a turfa para plantas mas pelos vistos não é o melhor.Por isso vou utilizar a terra para germinação e ver o resultados.
    Aquele granulado que vês na imagem é composto orgânico.Tinha quando cavei posto estrume na terra mas nos regos dos tomateiros e pimentos pus uns "grãos" por cima .

    ResponderEliminar
  5. Boa noite José,

    Já era para lhe dizer isto à algum tempo atrás, mas faço-o agora: José, não sei se sabe mas o seu blog não actualiza nos outros blogs "aderentes" - já reparou nisso??? Olhe, baste ir ver ao meu, ao do Januário e o do João (DOQ), e verá que a última actualização já tem vários meses.
    Eu acho que o "problema" deve estar nalgum bloqueio que você fez no esquema do seu blog!
    Em todo o caso eu peço imensa desculpa se a intenção é da sua vontade, e eu estou aqui a "intrometer-me"!
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Amigo António

      Ja tinha dado por isso mas por muito que dê a volta não consigo saber o porque nem como remediar isso.
      Agradeço a sua chamada de atenção e apelo aqui a quem saiba mais do que eu para me ajudar a resolver isto.

      Um abraço
      J.Lopes

      Eliminar
  6. Amigo J. Lopes, tenciono fazer um posto no meu blog (sem promessas de timmings!) sobre os compostos e tb o que prefiro, pois ja percebi que há mtas variedades e alguns são excelentes ao invés de outros que assim se chamam, mas de turfa, composto de nascimento, etc, so têm mesmo o nome! Por vezes, especialmente quando as mudo para vasos intermedios, gosto de fazer eu o substracto, misturando diversos... mas, como digo, aí temos panos para mangas e para um post... ;)

    Quanto aos pepinos, confesso que acho das sementes mais fáceis de germinar, e tenho obtido taxas de sucesso na ordem dos 100% (tb sou amante de pepinos, o único ca em casa...rsrsrs). Gosto de demolhar as sementes antes...será disso? Ah, por falar nisso, ja alguém experimentou demolhar as sementes 24 horas antes em chá de camomila? Ouvi dizer que aumenta de forma brutal a taxa de germinação...

    Relativamente as cebolas (e sem a inveja pelo espaço que ja percebi que tem, pois que aí estou mto limitado....) que variedades foram essas que ja colheu? Tb tencionanva ja estar a colher, mas parecem-me mto atrasadas, as minhas.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João

      Força ai nesse post ,conte-nos as suas experiências e conhecimentos para podermos aprender também.
      Em relação ao chá de camomila também já ouvi falar...hei-de experimentar.Pus na terra vários tipos de pepino e só 1 de soyo longo é que germinou!!!Algo estou a fazer mal:ou é da terra,da estufa improvisada(uma velha carrinha) ou burrice minha!!!
      Olhe que as imagens enganam e o meu quintal é muito pequenino e também me limita muito....mas la vamos pondo as coisas que mais se gastam cá em caso com mais abundância.Esta cebola que estou a começar a colher agora já a plantei em Novembro.

      Eliminar
    2. Boa noite Amigos,
      Mais um para opinar! A primeira pessoa que me disse que ponha as sementes em chá foi o amigo António Pires (paixão da horta) e acho que ele faz isso com regularidade, eu por acaso nunca experimentei por isso não posso falar, de qualquer forma normalmente as minhas sementes germinam bem!
      Agora o amigo João(jakin) eu normalmente tenho umas nove ou dez qualidades de pepinos diferentes é que tb gosto muito de pepino! às rodelas claro:-))) E o ditado bem diz que é de pequenino que se torcer o pepino!

      Eliminar
    3. Amigo Esteves

      És danado para a brincadeira!!!
      Mas deixa que te diga que eu também gosto muito de pepinos e não é ás rodelas!!!
      .............
      ..............
      ...é cortado em 4 longitudinalmente e com muito sal...

      Eliminar
    4. Viva Lopes,

      Posso dizer te que o maior pepino que tive na horta teve 50 cm de comprimento e só tenho pena na altura ainda não ter a maquina digital de qualquer forma tinhas que dar 4 grandes golpes na longitudinal e era preciso a faca de matar o porco :-))

      Eliminar
  7. Já estou a imaginar um dia, todos de pepino não mão a ver qual deles é o maior! srssr.. isto está a ficar bonito! Amigo Lopes quanto ao blog quando for aí eu resolvo-te isso ok?..
    Boa semana pessoal.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia januário,

      Não era má ideia essa de fazer uma "competição" entre legumes das hortas para estimular e aperfeiçoar o cultivo horticola!No fim faziamos uma merenda com saladas e uma carninha na brasa! Que dizes ó Januário?

      Eliminar
  8. Claro que sim!!! Venha o bom tempo para fazermos isso! Só há um problema, se a carninha for só quando os pepinos estiverem no ponto, temos de arranjar um legume que dê mais cêdo!!! lol.. Não tenho paciencia para grandes esperas, uma coisa que tenho de começar a aprender, porque estas vidas na horta demoram o seu tempo.... Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Viva Januário,

    Ai não tens paciência para grandes esperas! Está na altura certa para começares a ganhar, afinal nove mêses sempre é algum tempo de espera, de certeza que o pepino cresceu bem mais rápido!Não! :-))

    Cumps

    ResponderEliminar
  10. Uiiiiii

    Tenho de começar a por uma º no canto superior direito!!!!

    rsrsrsrsrsr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopes podes por uma º mas de preferência azul bem lá no cimo que é onde fica bem o azul!:-))

      Eliminar
    2. Vcs são danados pelo azul!!!
      Irra que coisa tão feia...

      Eliminar