Facebook

terça-feira, 9 de agosto de 2011

I ENCONTRO DE EMIGRANTES BAIONENSES MARCADO PARA 12 DE AGOSTO


A Câmara Municipal de Baião vai promover o I Encontro de Emigrantes ao nível concelhio a 12 de Agosto. O evento visa proporcionar um momento de convívio aos baionenses que partiram para países estrangeiros e também divulgar a música e os produtos locais de carácter tradicional.
Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, os emigrantes são um vector estratégico na afirmação do município"  e devem servir de "embaixadores do concelho e dos seus produtos nos países e nas comunidades onde estão integrados".

Com a organização a cargo do Gabinete de Apoio ao Emigrante, o evento vai realizar-se na Casa da Juventude e Desporto de Baião, em Chavães, freguesia de Ovil. Os cidadãos emigrantes devem proceder à sua inscrição, de forma gratuita, até ao dia 8 de Agosto. Podem fazê-lo pessoalmente ou através de familiar no Gabinete de Apoio ao Emigrante (situado na Praça D. Manuel de Castro, em Campelo), usando o número 255-541016 ou via e-mail para gae@cm-baiao.pt. A inscrição dá direito à entrega de uma pequena lembrança por cada família.
O Encontro de Emigrantes terá início a partir das 18h00, com uma celebração eucarística no Salão da Casa da Juventude. A partir das 19h00 está previsto o início de um churrasco onde não faltará o vinho verde de Baião. A animação estará a cargo dos grupos musicais "O Estaleiro", composto por colaboradores da Câmara Municipal de Baião; e da "BXL Band", banda sediada em Bruxelas composta por músicos baionenses, que interpretam temas em português.
GABINETE APOIA EMIGRANTES DESDE 2006
O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Baião resulta de um protocolo formalizado entre o município e a Direcção-Geral de Assuntos Consulares. São objectivos do GAE informar os emigrantes dos seus direitos nos países de acolhimento, apoiá-los no regresso e reinserção em Portugal, contribuindo para a resolução dos problemas apresentados, de forma rápida, gratuita e personalizada, facilitando o seu contacto com outros serviços da administração pública portuguesa.
O GAE está tecnicamente habilitado a tratar de assuntos de segurança social, equivalência de estudos, investimentos, duplas-tributações, pedidos de colocação no estrangeiro, informação jurídica geral e aconselhamento para quem queira emigrar.

Fonte: C:M:Baião (sitio)

Sem comentários:

Enviar um comentário